Topografia para licenciamento camarário: o que é obrigatório entregar?

Antes de aprovar um projeto de construção, as câmaras municipais exigem um conjunto de documentos técnicos.

Entre eles, está o levantamento topográfico, que é essencial para que o projeto seja analisado corretamente. É obrigatório entregar o levantamento topográfico do terreno e a planta de implantação da construção. Estes documentos são essenciais para demonstrar a conformidade do projecto com o Plano Director Municipal (PDM) e com as normas de construção aplicáveis.

Este levantamento deve estar de acordo com os padrões legais e incluir:

  • Planta topográfica atualizada

  • Coordenação geográfica 

  • Indicação de construções, muros, acessos, curvas de nível, árvores e linhas de água

  • Limites de terreno e confrontações

✅ Sem isto, o licenciamento pode ser rejeitado ou atrasado, mesmo que o projecto esteja bem concebido.

É também a partir deste documento que o arquitecto pode desenvolver um projecto, sendo muitas vezes aconselhável solicitar esta informação durante o processo de venda do terreno ou imóvel para detectar antecipadamente eventuais desconformidades entre as áreas registadas no registo Predial ou na Caderneta Predial.

📌 Exemplo real: Um cliente submeteu um projecto à câmara municipal com base em medições antigas e incompletas. A proposta foi devolvida duas vezes, atrasando o início da construção por mais de 3 meses. Após um levantamento correto e actualizado feito pela BSMAPPING, o processo foi finalmente aprovado.

  • O levantamento topográfico deve ser elaborado por um técnico competente, como um topógrafo, que deve assinar a documentação.
  • É importante verificar as normas específicas de cada Câmara Municipal para a apresentação da documentação, pois podem existir requisitos adicionais.
  • A entrega de documentos falsificados ou com informações incorretas pode acarretar penalidades.
  • Em caso de dúvida, é aconselhável consultar a Câmara Municipal para esclarecer os requisitos específicos para a apresentação da documentação.

Evita recusas e percas de tempo: garante que tudo está certo desde o início.

Apenas profissionais certificados e autorizados nos termos da lei podem realizar este levantamento. 
O valor deste procedimento vai variar consoante a entidade contratada, assim como do tipo de terreno, o tempo estimado e a região do país. O aconselhado é que peça mais do que um orçamento, de forma a recolher informação que lhe permita escolher a melhor relação preço/qualidade. 

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